segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Paulo Henriques Britto

I

Existe um rumo que as palavras tomam
como se mão alguma as desenhasse
na branca expectativa do papel

porém seguissem pura e simplesmente
a música das coisas e dos nomes
o canto irrecusável do real.

E nessa trajetória inesperada
a carne faz-se verbo em cada esquina
resolve-se completa em tinta e sílaba
em súbitas lufadas de sentido.

Você de longe assiste ao espetáculo.
Não reconhece os fogos de artifício,
as notas que ainda engasgam seus ouvidos.
Porém você relê. E diz: é isso.

6 comentários:

vina apsara disse...

I
É a estação dos balanços,
renúncias e decisões.
Tudo parece o que é.

A face opaca do mundo
nos encara, fria e cega.
É necessário enfrentá-la

como se escala uma pedra.
É preciso penetrá-la
como se houvesse um lá-dentro.

Frutas hesitam nos galhos
entre despencar de podres
e sacrificar-se aos pássaros.

As feras em suas tocas
mordem as próprias feridas
gestando o próximo bote.

Os utensílios mais díspares –
colher, caneta, revólver –
se oferecem prestimosos

à mão que ousar primeiro.
O mundo retesa os músculos
e prende a respiração.

É a estação dos remates,
dos fechos prenunciados
e palavras sem retorno.

Todo tempo agora é pouco.
Nenhuma noite se dorme.
A morte tem que esperar.

PHB, Tarde.

Você sabe que eu estudo é ele, né?

júlia disse...

ô quel, claro que sei, né.

na minha vida é que ele é uma novidade. uma novidade drummondiana, diria eu.

beijinho

vina apsara disse...

novidade drummondiana? (?)

sei lá. de repente, você não soubesse. aas coisas serão assim aleatórias.

júlia disse...

é que tudo que eu leio desse "trovar claro", do phb me lembra drummond demais, demais demais. isso não é ruim não, nem é pra parecer redutor, eu penso assim: mas que fdp, se apropriou direitinho do espírito santo (porque se há uma santissima trindade, o drummond é, no mínimo, o espírito santo e, quiçá se também não é o pai de todos, fura-bol etecetera

júlia disse...

eu leio phb e ouço drummond tocando na vitrola sem parar

júlia disse...

mas você estuda dele especificamente o quê?

me manda seu texto por email pra eu ler

 

Free Blog Counter